IMPORTÂNCIA DO SONO

IMPORTÂNCIA DO SONO E AS PRINCIPAIS INTERFERÊNCIAS

O que é o sono?

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

Qual é a real importância do sono?

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não aguentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

Algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

1. Antes de tudo, durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;

2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão. Anote em um caderno todos os seus problemas antes de dormir. Não vá para a cama com eles! Isso funciona como um santo remédio para muita gente;

3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;

4. Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar;

5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono;

6. Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;

7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;

8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!

9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;

10. Cuidado com líqüidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a seqüência do seu sono.

Algumas dicas para controlar a ansiedade

– Pense nas coisas boas que já aconteceram na sua vida e não deixe que os pensamentos negativos invadam a sua cabeça;

– Pare algumas vezes durante o dia para confirmar que você está bem;

– Analise o que acontece dentro da sua cabeça e procure anotar os seus pensamentos para descobrir o significado de cada um deles;

– Tente sempre avaliar a probabilidade de algo mau acontecer para que você esteja preparado;

– Crie laços emocionais com seu grupo de amigos para reduzir a sensação de medo;

– Coloque-se em situações que lhe criem medo para que você possa treinar o seu cérebro para as próximas;

7 – Se tem algum medo específico, dedique um tempo do seu dia para tentar vencer essa fobia;

– Tenha em mente que nem tudo é o fim de mundo. Coloque-se no lugar de um personagem de um jogo: se você falhar, é só tentar outra vez;

– Exercite-se para proteger-se contra os efeitos do stress, entre eles ansiedade e medo;

– Não tenha medo de ficar furioso algumas vezes. Despertar emoções fortes pode ser uma maneira de esquecer o medo. O medo é, muitas vezes, o principal fator causador de ansiedade;

– Pratique atividade sexual. O sexo faz o corpo libertar substâncias químicas que contribuem para estados mentais de prazer, ajudando a eliminar estados de ansiedade.

A Importância de um LÍDER!!!

 

 Um líder inspirador é capaz de incentivar a sua equipa a todo o momento, sobretudo em ocasiões turbulentas, por meio de palavras, mas, principalmente, pelas atitudes. Ele serve de exemplo para os liderados e, dessa forma, os colaboradores passam a reproduzir tal comportamento. O líder influente, por sua vez, consegue romper resistências e fazer que as pessoas trabalhem em prol de um objectivo comum, utilizando uma boa argumentação, levando em consideração também a razão e emoção das pessoas.

A inspiração é o resultado de boas escolhas. Quem opta por uma profissão para a qual tem realmente vocação, consequentemente se manterá inspirado no trabalho. Afinal, quem gosta daquilo que faz, sempre procura maneiras de aperfeiçoar-se e, para isso, busca desafios que estimulem a criatividade, o crescimento e a superação.

Quem é capaz de inspirar e influenciar o comportamento alheio tem naturalmente a habilidade de motivar os indivíduos. A motivação é sempre fonte de inspiração e traz por consequência um aumento de produtividade, tanto de performance individual quanto colectiva.

Para motivar os liderados, é preciso antes de tudo observá-los e identificar os factores que aumentam seu entusiasmo em relação às coisas. A partir dessa análise é possível adoptar estratégias para influenciar o comportamento de toda a equipa. Em uma organização, manter os colaboradores motivados é um grande desafio e também uma necessidade. Afinal, é preciso alcançar melhores resultados constantemente para conservar a competitividade e os lucros.